Sexta, 20 de Junho de 2025 06:36
Saúde Imunização

Vacinas durante gestação garantem proteção também ao recém-nascido

Imunizantes recomendados são hepatite B recombinante; difteria e tétano; e difteria, tétano e coqueluche

09/06/2025 21h56
Por: Redação Fonte: Ascom Sesau
Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau
Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Cuidar da saúde durante a gestação é um gesto de amor e proteção que vai além do pré-natal. As vacinas que integram o calendário da gestante são essenciais para prevenir problemas graves com a saúde da mãe e do bebê. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça, nesta segunda-feira (9), Dia da Imunização, a importância da vacinação como uma das principais estratégias para proteger a saúde durante a gestação.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), as vacinas recomendadas às grávidas são a hepatite B recombinante, difteria e tétano, e difteria, tétano e coqueluche. Além destas, deve-se administrar as vacinas contra Influenza e Covid-19, conforme orientação das campanhas sazonais.

 

A coordenadora do PNI/AL, enfermeira Rafaela Siqueira, explica que a vacinação da gestante contribui diretamente para a formação de anticorpos que serão transmitidos ao bebê. Com isso, além da gestante, o bebê também estará protegido nos primeiros meses de vida, quando ele ainda não completou o esquema vacinal próprio.

“As vacinas recomendadas neste período são seguras, eficazes e ajudam a fortalecer o sistema imunológico da gestante e proteger a saúde do bebê. Com a imunização, os anticorpos da mulher são transferidos para a criança pela placenta e, após o nascimento, por meio da amamentação”, esclarece a coordenadora do PNI/AL.

Onde de Vacinar

Para se vacinar, as gestantes devem comparecer a um dos Postos de Vacinação fixos ou volantes indicados pelas secretarias municipais de Saúde dos 102 municípios alagoanos. No momento da vacinação, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação para o registro da dose do imunizante, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS).

Rafaela Siqueira orienta, também, que algumas vacinas são contraindicadas durante a gestação, como aquelas feitas com vírus vivos atenuados, a exemplo da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, febre amarela e dengue.

“O acompanhamento pré-natal é essencial para orientar cada mulher de forma segura e adequada, pois as vacinas são importantes, mas precisamos lembrar que alguns imunizantes não podem ser aplicados durante a gravidez”, pontuou.

 

VACINAS RECOMENDADAS NA GESTAÇÃO

•          dTpa (Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto): protege contra difteria, tétano e coqueluche. A aplicação é indicada a partir da 20ª semana de gestação, independentemente de vacinas anteriores, com o objetivo de proteger o recém-nascido contra a coqueluche, uma doença potencialmente grave nos primeiros meses de vida.

•          Influenza (gripe): recomendada em qualquer fase da gestação. A vacina reduz o risco de complicações respiratórias e hospitalizações associadas à gripe, além de proteger o bebê até os seis meses de idade.

•          Hepatite B: indicada para gestantes que não possuem esquema vacinal completo. A proteção evita a transmissão vertical do vírus da hepatite B, que pode ocorrer durante o parto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca, AL
Atualizado às 06h01
19°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 25°

20° Sensação
1.05 km/h Vento
98% Umidade do ar
100% (5.74mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)

Mín. 19° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Amanhã (22/06)

Mín. 18° Máx. 26°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias