A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) anunciou, nesta segunda-feira (9), que o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira opera atualmente com apenas 50% da sua capacidade em função de irregularidades no fornecimento de energia elétrica. Essa situação pode afetar o abastecimento de água em 18 municípios da região.
De acordo com informações da empresa, técnicos foram obrigados a desligar parcialmente os equipamentos das Estações Elevatórias de Água (ETAs) e da estação de captação, uma vez que as oscilações no potencial elétrico inviabilizam o funcionamento adequado dos sistemas.
A Casal já notificou a concessionária de energia responsável pela situação e aguarda providências para que o fornecimento seja restabelecido de forma segura.
No que diz respeito ao retorno do abastecimento, a companhia afirmou que, assim que a energia for regularizada, retomarão as operações totais, permitindo o repasse de água tratada para a Águas do Sertão, que é encarregada da distribuição para a maioria dos municípios afetados.
Para os municípios de Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho d’Água das Flores, o abastecimento completo será restabelecido diretamente pela Casal.
A companhia destaca que está atenta à situação e trabalha diligentemente para restabelecer os serviços o mais rápido possível, desde que haja estabilidade elétrica no sistema.
Municípios afetados
Mín. 19° Máx. 25°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Tempo nublado