Um dos maiores projetos de circulação e intercâmbio das artes cênicas do Brasil, o Palco Giratório, promovido pelo Sesc, inicia sua passagem por Alagoas com uma programação repleta de atrações imperdíveis e totalmente gratuitas. A informação foi divulgada por Helena Andrade, Analista de Cultura do SESC Arapiraca, durante entrevista ao programa 'Estúdio 1' da Líder FM, nesta terça-feira (1º).
Entre os dias 1º e 24 de julho, os amantes das artes poderão prestigiar uma variedade de espetáculos, que incluem teatro, dança, performance e poesia, com classificação etária livre. As apresentações acontecerão em Maceió, no Sesc Centro, e em Arapiraca, no Sesc Arapiraca. Além disso, está programada uma apresentação única na Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, situada em frente à Praça Sinimbu.
Embora a entrada seja gratuita, a capacidade dos espaços é limitada. Portanto, é aconselhável que o público chegue com antecedência, já que os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação.
Sobre o Palco Giratório
Instituído em 1998, o Palco Giratório se destaca por promover a diversidade e a circulação das artes cênicas em todo o Brasil. Em cada edição do projeto, grupos de todas as regiões do país percorrem diferentes estados, levando ao público uma rica programação de circo, dança, teatro e ações formativas. A curadoria do Palco Giratório é realizada por uma comissão composta pelos Departamentos Regionais e Polos do Sesc, sob a coordenação do Departamento Nacional, garantindo um processo de seleção democrático e representativo.
"A chegada do Palco Giratório a Alagoas é, sem dúvida, uma oportunidade valiosa para a promoção cultural no estado, permitindo que artistas e espectatores compartilhem experiências enriquecedoras através das artes cênicas", destacou Helena.
Confira a programação do Palco Giratório 2025 em Alagoas:
UMBIGO
Grupo: Ozinformais (AL) / Gênero: dança / Classificação: livre
Dia 1º/7, às 20h, no Teatro Jofre Soares (Sesc Centro)
Dia 3/7, às 20h, no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca)
Inspirado no toré, ritual sagrado indígena, e no coco de roda alagoano, com ênfase no trupé, o espetáculo une movimentos circulares à cadência rítmica que ecoa memórias de resistência negra e indígena. "UMBIGO" é uma experiência que vai além da dança: é uma experiência corporal e espiritual que propõe uma reflexão sobre a herança cultural e o papel de cada um na continuidade da história.
ANÉ DAS PEDRAS
Coletiva Flecha Lançada Arte (CE) / Gênero: performance / Classificação: livre
Dia 2/7, às 17h, na Praça Sinimbu
Dia 4/7, às 10h, no Sesc Arapiraca
"Ané" (sonho vivo, em kariri) é um ritual performático inspirado nas práticas do povo Kariri. Nele, a artista Bárbara Matias Kariri percorre a cidade com uma cuia de pedras, convidando o público a entregar seus sonhos à terra. Unindo arte, espiritualidade e coletividade indígena, a performance transforma memória e desejo em força criadora.
APTÁ
Esparrama! (MG) / Gênero: dança/teatro / Classificação: livre
Dia 8/7, às 20h, no Teatro Jofre Soares (Sesc Centro)
Dia 10/7, às 20h, no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca)
Por meio de uma narrativa sensível que une dança, teatro, palavra e silêncio, o espetáculo aborda relações familiares no contexto do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Inspirado em vivências pessoais, “Aptá” valoriza o afeto e a escuta como ferramentas de conexão entre gerações.
A FABULOSA HISTÓRIA DO GURI-ÁRVORE
Grupo Fulano Di Tal (MS) / Gênero: teatro-poesia / Classificação: livre
Dia 15/7, às 20h, no Teatro Jofre Soares (Sesc Centro)
Dia 17/7, às 14h30, no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca)
Livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, o espetáculo celebra a infância por meio da brincadeira, do teatro de animação e de canções autorais. Os irmãos Abílio (Douglas Moreira) e Palmiro (Edner Gustavo) compartilham histórias de quintal, tecendo uma narrativa sensível e poética.
FIANDEIRO DE TEMPOS
Com Coletivo Iluminar (AC) / Gênero: monólogo híbrido experimental / Classificação: livre
Dia 22/7, às 20h, no Teatro Jofre Soares (Sesc Centro)
Dia 24/7, às 20h, no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca)
Este monólogo teatral retrata o modo de vida dos ribeirinhos do Acre, trazendo à cena suas histórias, músicas, crenças e saberes tradicionais. A peça destaca o som do “espanta-cão”, instrumento típico da região, e mergulha nas rezas, benzeduras e na religiosidade católica-popular, elementos centrais da cultura amazônica acreana.
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas