Inteligência artificial se torna aliada na detecção de fake news. O novo método para identificar notícias falsas nas redes sociais foi desenvolvido na Universidade Federal Fluminense.
A técnica é resultado de uma dissertação de mestrado do engenheiro de telecomunicações Nicollas Rodrigues.
Junto com o orientador dele, o estudante desenvolveu uma ferramente de inteligência artificial que diferencia fatos de fake news com a análise de palavras e estruturas textuais. A precisão é de 94%. Significa que a cada cem notícias analisadas em 94 delas o sistema acerta se é fato ou inverdade.
A ferramenta avaliou mais de 30 mil mensagens publicadas na rede social X, que é o antigo Twitter. No total, o engenheiro testou três metodologias, duas delas foram mais eficazes mas podem ser utilizadas em conjunto.
A primeira abasteceu um algoritmo com notícias verdadeiras e foi treinada para reconhecer essas informações. As que não se encaixavam no perfil aprendido, eram consideradas fake news.
O autor do sistema sugere que ele pode ser transformado em um plugin compatível com algumas redes sociais e poder indicar não exatamente que a notícia é falsa mas que existe o risco de ser fraudada, de acordo com alguns parâmetros, como erros de português, por exemplo.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nublado