Conselho Federal de Medicina quer que a Anvisa libere o uso de fenol para os médicos.
Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu, em junho, a utilização, a venda e o manuseio da substância. Agora o Conselho encaminhou um ofício que pede que a Anvisa volta atrás dessa decisão e libere a prática nos casos em que houver prescrição médica.
O documento é assinado também pelos presidentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
As entidades defendem que a decisão da agência reguladora tem causado enorme prejuízo à assistência médica no Brasil, nas mais diferentes especialidades, e prejudicando tratamentos que estão sendo remarcados ou adiados pelos médicos.
De acordo com elas, a medida administrativa da Anvisa pode gerar, em pouco tempo, o agravamento de quadros clínicos, com danos incalculáveis à vida e à saúde de população e à autonomia dos profissionais. O ofício pede que a resolução que proíbe o uso de fenol seja revogada com urgência.
A agência tomou essa decisão depois que o Conselho Regional de Medicina de São Paulo entrou na justiça para pedir a proibição do uso de fenol por quem não fosse médico.
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 34°
Tempo nublado