O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) recebeu no primeiro semestre deste ano 16.246 doações voluntárias de sangue, visando abastecer as maternidades e hospitais que atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dados foram divulgados pela Hemorrede Pública do Estado nesta segunda-feira (29), e são relativos às captações recebidas nos postos fixos e nas coletas itinerantes realizadas nos municípios.
Do total de doações, 10.451 ocorreram nos três postos fixos de coleta da Unidade Maceió e durante ações itinerantes na capital, litorais Norte e Sul, Vale do Paraíba e Zona da Mata. Já o posto de coleta da Unidade Arapiraca – bem como nas ações externas realizadas por ele no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco – contabilizou 5.795 doações sanguíneas entre janeiro e junho deste ano.
Ainda conforme o balanço, o maior número de doações recebidas pelo Hemoal ocorreu no mês de fevereiro, quando 2.935 voluntários compareceram aos postos fixos e às ações itinerantes. O mês de abril recebeu o segundo maior quantitativo de doações, com 2.900 bolsas de sangue; seguido pelo mês de maio, com 2.894 unidades. Junho foi o mês com o quarto maior registro de coletas de sangue (2.610 bolsas), seguido por janeiro (2.593) e março (2.314).
A diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, médica hematologista Verônica Guedes, destaca que as mais de 16 mil doações de sangue recebidas no primeiro semestre deste ano são fruto do trabalho permanente do Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal e da solidariedade do povo alagoano.
“Além dos nossos bravos servidores, que atuam todos os dias para facilitar e agilizar o acesso dos voluntários à prática da doação voluntária de sangue, é necessário ressaltar o espírito solidário da nossa gente, porque o ato de doar sangue é um gesto altruísta”, frisa.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas