O uso de agrotóxicos está associado à morte de centenas de pessoas em todo o mundo, todos os anos.
Os agrotóxicos são produtos químicos que alteram a composição da flora e da fauna com o objetivo de evitar que doenças, insetos ou plantas daninhas prejudiquem as plantações, mas muitos estudos já associaram o uso de agrotóxicos a efeitos nocivos na saúde humana.
Casos de alergias, irritações na pele até mesmo o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, de Mal de Parkinson e de infertilidade masculina já foram atribuídos ao uso excessivo de veneno nas plantações.
O Brasil é um dos país que mais consome agrotóxicos em todo mundo e os registros de contaminação por esse tipo de produto em comunidades rurais no nosso país tem crescido ano após anos.
De acordo com relatório da Comissão Pastoral da Terra, o número de casos aumentou quase 10 vezes no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, saltando de 19 para 182.
Para a entidade, que monitora conflitos agrários desde 1985, essa alta é resultado do aumento do número de denúncias realizadas por comunidades afetadas pelo problema.
A expansão das áreas de monocultura de soja, milho e algodão, especialmente no Maranhão, onde se concentram a maioria dos casos, é outro fator relevante.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas