Sexta, 17 de Janeiro de 2025
82 999 175 727
Geral Pré Natal

Pesquisa mostra que maioria das gestantes desconhece as vacinas que deve receber nessa fase

Quatro em cada 10 mulheres gravidas não sabem que existe um calendário vacinal específico para essa fase

09/12/2024 18h30 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Rádio 2
Pesquisa mostra que maioria das gestantes desconhece as vacinas que deve receber nessa fase

Uma pesquisa realizada pelo Idec trouxe informações preocupantes em relação à saúde das gestantes e dos bebês brasileiros.

Quatro em cada 10 mulheres gravidas não sabem que existe um calendário vacinal específico para essa fase. Além disso, 6 em cada 10 acreditam que as vacinas beneficiam apenas as mães, ignorando o fato de que a proteção aplicada na mãe se estende ao bebê durante a gestação e na fase da amamentação.

Outro dado do levantamento é que, entre as mulheres das classes A e B, as mais ricas do país, 11% afirmam que seus médicos recomendaram evitar vacinas durante a gestação e o mesmo percentual afirmou que os profissionais falaram nada sobre vacinas durante as consultas de pré-natal.

Apesar da desinformação, a pesquisa mostrou que, quando são orientadas pelo profissional médico, 96% das gestantes seguem a recomendação e tomam vacina.

A pesquisa revelou ainda que alguns mitos sobre a imunização durante a gestação persistem: 10%, por exemplo, acreditam que vacinas podem causar autismo e 14% temem que as vacinas provoquem alterações genéticas nos fetos. As duas são teorias há já foram cientificamente desmentidas.

No Brasil, o calendário básico de proteção da gestante, disponível no SUS, oferece a DTPa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche; a vacina contra hepatite B, que previna a transmissão para o bebê e reduz o risco de parto prematuro e as doses contra Influenza e covid-19. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias