Famílias de maior renda e mulheres começaram 2025 consumindo de maneira mais cautelosa. É o que indica pesquisa da CNC, a Confederação Nacional do Comércio.
O indicador que apura a Intenção de Consumo das Famílias, o ICF, subiu na passagem de dezembro para janeiro, indo de 103,9 para 104,9 pontos.
De acordo com a entidade, essa alta foi impulsionada principalmente pelo consumo de bens duráveis, que são itens como automóveis, eletrodomésticos e móveis, por exemplo.
Os dados revelam também que, no primeiro mês do ano, as famílias de maior renda mostrara mais cautela ao consumir, ao contrário das que recebem menos.
Enquanto a intenção de consumo das famílias que ganham acima de 10 salários mínimos caiu 0,2%, entre as famílias de menor renda registrou-se avanço de 0,3%.
Análise por gênero mostra que as mulheres se mostram mais pessimistas do que os homens por conta das restrições do acesso ao crédito e das perspectivas profissionais.
Entre o público feminino, a intenção de consumo caiu 1,4% e, entre o masculino, 0,4%.
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