Sexta, 21 de Março de 2025 82 999 175 727
Alagoas Em Alagoas

Captação de órgãos realizada no HGE vai beneficiar quatro pessoas da fila de espera

Família autorizou a doação após diagnóstico de morte encefálica

10/02/2025 18h57
Por: Redação Fonte: Thallysson Alves / Ascom Sesau
Fígado, córneas e um rim foram destinados à cidadãos que esperam pelo transplante
Fígado, córneas e um rim foram destinados à cidadãos que esperam pelo transplante

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, iniciou a semana com mais uma captação de órgãos organizada pela Central de Transplantes de Alagoas e Organização de Procura de Órgãos (OPO). Dessa vez a doadora foi uma mulher de 41 anos que sofreu um traumatismo cranioencefálico e, lamentavelmente, foi diagnosticada com morte encefálica. A família, como ato de solidariedade, autorizou a doação que salvará a vida de quatro pessoas.

A doadora foi admitida na maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas após sofrer um grave acidente de trânsito. Mesmo assistida pela equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o quadro clínico evoluiu para a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais, comprovado por protocolo que inclui avaliação de pré-requisitos, exames clínicos, teste de apneia e mais exames complementares.

 

“A família optou por dar continuidade, mesmo após a morte, ao nosso esforço permanente em salvar vidas. Com essa atitude, nós poderemos ajudar outras quatro pessoas que estão na fila de espera por transplante. Foram cadastrados para doação no Sistema Nacional de Transplantes (SNT): o fígado, um dos rins e as córneas”, informou o coordenador da OPO, médico Lucas Santana.

Conforme levantamento feito pela Central de Transplantes de Alagoas em janeiro deste ano, 538 pessoas estão na lista de espera, na expectativa pela doação. São 523 aguardando por córneas, 10 por um rim, quatro por um fígado e uma por um coração.

“É preciso falar sobre a doação de órgãos, esclarecermos dúvidas sobre todo o processo e que toda a sociedade se una em prol de uma cultura de solidariedade por tantas vidas que podem ser salvas com esse gesto. Seja um doador de órgãos. Informe a sua família sobre a sua vontade. Salve vidas!”, declarou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca, AL
Atualizado às 05h01
22°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

23° Sensação
1.91 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/03)

Mín. 22° Máx. 35°

Tempo limpo
Amanhã (23/03)

Mín. 22° Máx. 34°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias