As eleições para o governo de Alagoas, em 2026, passam necessariamente pelo segundo maior colégio eleitoral do estado. Arapiraca é primordial para os interesses políticos dos dois principais pré-candidatos (até agora): o ministro dos Transportes Renan Filho e o prefeito de Maceió, João Henrique (JHC).
De um lado, o ex-governador Renan Filho irá tentar consolidar seu nome no agreste e nas demais regiões de Alagoas, tendo em vista os atuais registros das pesquisas de intenção de voto, que lhe dão certa vantagem momentânea;
Já o prefeito da Capital inicia 2025 elaborando sua agenda eleitoral no interior, tendo como prioridade a cidade administrada pelo prefeito Luciano Barbosa, peça ‘chave’ no tabuleiro do próximo pleito. JHC vai tentar ganhar campo e iniciará a construção de uma ampla base política, a partir de Arapiraca
Mesmo com cenário teoricamente favorável ao ministro Renan Filho, no interior, o declínio do voto contrário do chefe do executivo de Arapiraca poderia acender o alerta nas intenções do ex-governador de tentar voltar ao comando do palácio República dos Palmares em 2026.
Por isso, a estratégia de JHC tem recebido o apoio de importantes aliados e lideranças do estado, pois consideram que Arapiraca será o ‘fiel da balança’ das eleições de 2026.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 35°
Tempo nublado