O trânsito mata. É fato, é real. Mas, diante deste cenário avassalador parece que os condutores acham normal ao ver um corpo humano estirado ao chão.
Seja um acidente com vítima fatal ou não. As estatísticas de acidentes e mortes aumentam significativamente. Uma das alternativas é a educação no trânsito.
Educação é a palavra-chave de vida e sobrevivência em meio ao caos na trafegabilidade entre automóveis e veículos de todos os tipos e portes e seres humanos.
Arapiraca já tem trânsito caótico de uma metrópole. Nos horários de pico, das 7 h às 10 horas e das 17 h às 20 horas, já podemos observar os engarrafamentos na conhecida Ladeira do Claudionor, na Rua Pedro II, entre os bairros Ouro Preto e Brasília.
Como também na Rodovia AL 220, Avenida José Alexandre, na altura do retorno para o bairro Arnon de Melo. E na Rua Benjamim Freire, entre os bairros Baixa Grande e Jardim Esperança, nos sentidos Centro e os bairros Massaranduba e Planalto.
É engarrafamento mesmo. O condutor já passa alguns minutos e até mesmo horas no trânsito dessa cidade radiosa que tem crescido sem parar.
A prefeitura está construindo novas vias que serão alternativas de melhoria à mobilidade urbana. Grande feito da gestão. No entanto, Arapiraca precisa de parceria como a contribuição do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para acelerar esse processo de trafegabilidade.
Educação no trânsito
Atualmente, Arapiraca enfrenta o aumento de motociclistas com o trabalho necessário dos motoboys. Só que eles precisam respeitar as leis de trânsito como o simples fato de parar no semáforo vermelho ou parar com a existência da sinalização vertical de Pare.
Esses simples exemplos já evitam qualquer tipo de acidente no trânsito e salva vidas. Porém, aqui em Arapiraca, essas duas questões simples se transformam em cruciais. E acaba em acidente com vítima.
O órgão municipal, que é a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem um trabalho de educação para o trânsito por meio do DET (Departamento de Educação para o Trânsito), que é um exemplo com palestras nas escolas e que poderia se estender às orientações aos motoboys e aos condutores em geral.
O trânsito mata e Arapiraca precisa de parcerias para o desenvolvimento de mobilidade urbana ser mais eficiente e vivermos melhor nesta cidade que é radiosa como seu próprio hino nos ensina.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 35°
Tempo nublado