Terça, 25 de Março de 2025 82 999 175 727
Política Em Brasília

Daniel Barbosa comemora aprovação de PL que garante prioridade nos serviços de saúde para mães e pais atípicos

Cuidadores também terão prioridade; texto vai ao Senado

12/03/2025 00h00 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Deputado Daniel Barbosa - Foto: Assessoria
Deputado Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

O deputado Federal Daniel Barbosa (PP-AL) comemorou a aprovação da proposta que prevê atendimento prioritário de mães e pais atípicos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluído o atendimento psicossocial. Esses pais são aqueles com filhos com doenças raras ou deficiências que exijam cuidados especiais. O texto será analisado ainda pelo Senado.

A prioridade também valerá para cuidadores responsáveis pela guarda e proteção de pessoa com deficiência, transtorno ou doença que demande cuidados especiais. O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Simone Marquetto (MDB-SP) ao Projeto de Lei 3124/23, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), e outras 8 propostas com análise conjunta.

"Hoje aprovamos o PL 3124/2024, que garante prioridade nos serviços de saúde e atenção psicológica do SUS para mães e pais atípicos e também cuidadores designados. O projeto vai proporcionar um suporte mais ágil e acessível a quem dedica sua rotina ao cuidado de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Agora, a proposta segue para o Senado Federal", destacou o parlamentar alagoano. 

Já a relatora do projeto, deputada Simone Marquetto (MDB-SP), afirmou que a inclusão das mães e pais atípicos como público prioritário na política de cuidados fortalece a rede de proteção já existente e facilita o acesso a serviços como acompanhamento psicossocial, orientação sobre benefícios assistenciais e encaminhamento para programas de apoio familiar.

"O projeto não apenas alivia a sobrecarga enfrentada por essas famílias, mas assegura que o Estado cumpra seu papel de oferecer suporte contínuo e estruturado, ao promover a inclusão e o bem-estar tanto dos pais quanto de seus filhos", disse a relatora.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca, AL
Atualizado às 06h01
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 33°

23° Sensação
1.93 km/h Vento
93% Umidade do ar
20% (0.1mm) Chance de chuva
Amanhã (26/03)

Mín. 20° Máx. 36°

Tempo limpo
Amanhã (27/03)

Mín. 20° Máx. 35°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias