Terça, 25 de Março de 2025 82 999 175 727
Alagoas Em Alagoas

Camponesas ocupam superintendência do INCRA em Maceió nesta quarta (12)

Ação integra a Jornada de Luta das Mulheres Sem Terra

12/03/2025 10h08 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Tribuna Hoje
Foto: Mikesio Max
Foto: Mikesio Max

Cerca de 800 mulheres do campo ocupam na manhã de hoje (12) a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no centro de Maceió (AL). Integrando a Jornada de Luta das Mulheres Sem Terra, a ocupação cobra agilidade do órgão na resolução da pauta das camponesas de todas as regiões do estado.

“Nossa Jornada vem para Maceió pautar a luta e a necessidade da Reforma Agrária na defesa da vida das mulheres do campo. São as mulheres também as responsáveis para levar a comida para a mesa da sociedade e essa é a nossa bandeira: Reforma Agrária para produzir alimentos e contribuir com o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”, destacou Margarida da Silva, da Direção Nacional do MST.

Com bandeiras e palavras de ordem, a ação ocorre na unidade dos movimentos do campo em Alagoas com a participação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento Social de Luta (MSL), Movimento Via do Trabalho (MVT) e Movimento Terra Livre (TL).

Com acampamento montado na Praça Sinimbu desde terça-feira (11), as mulheres Sem Terra seguem em agenda de mobilização na capital em defesa da Reforma Agrária e integrando as lutas de março contra as violências, sob o lema “Agronegócio é violência e crime ambiental. A luta das mulheres é contra o capital”.

Como parte das agendas das camponesas em Maceió, as organizações buscam uma audiência com o governador Paulo Dantas (MDB) na próxima quinta-feira (13) para debater com o poder público estadual os principais entraves para o avanço da Reforma Agrária em Alagoas, em especial o caso das terras da massa falida do Grupo João Lyra.

Ato em Defesa da Reforma Agrária

Ainda como parte das iniciativas da Jornada das Mulheres Sem Terra, está previsto para às 18 horas a realização de um ato público em apoio à Reforma Agrária, na Praça Sinimbu.

O ato deve contar com apoiadores da Reforma Agrária, movimentos e organizações populares, partidos e autoridades públicas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca, AL
Atualizado às 06h01
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 33°

23° Sensação
1.93 km/h Vento
93% Umidade do ar
20% (0.1mm) Chance de chuva
Amanhã (26/03)

Mín. 20° Máx. 36°

Tempo limpo
Amanhã (27/03)

Mín. 20° Máx. 35°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias