Terça, 25 de Março de 2025 82 999 175 727
Saúde Em Alagoas

Hospital Regional do Norte realiza primeira captação de órgãos para transplantes

O procedimento representa avanço para a região e reforça a importância da doação para salvar vidas

13/03/2025 16h00
Por: Redação Fonte: Suely Melo / Ascom Sesau
O Hospital Regional do Norte está situado no município de Porto Calvo
O Hospital Regional do Norte está situado no município de Porto Calvo

O Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, registrou um momento histórico ao realizar sua primeira captação de órgãos. A ação, conduzida pela equipe médica da Central de Transplantes de Alagoas, em parceria com os profissionais da unidade hospitalar, simboliza um avanço significativo para a região, ampliando as chances de pacientes que aguardam na fila por um transplante.

O procedimento seguiu todas as normas de segurança e protocolos da legislação brasileira de transplantes, garantindo que os órgãos fossem disponibilizados a tempo para os receptores compatíveis. De acordo com a equipe médica, houve a captação dos dois rins e do fígado do doador, cuja identidade não pode ser divulgada conforme as diretrizes legais estabelecidas pela legislação brasileira.

Para o diretor do HRN, Ian Rodrigues, a iniciativa marca uma nova etapa na atuação do hospital e fortalece o compromisso com a assistência de alta complexidade na região.

“A ação representa um avanço significativo para o Norte do estado, possibilitando que mais vidas sejam salvas por meio do transplante de órgãos. A equipe médica da Central de Transplantes de Alagoas, em parceria com o HRN, conduziu o procedimento com excelência, garantindo que os órgãos chegassem a tempo para pacientes que aguardam na fila de espera”, destacou.

 

A doação de órgãos é um ato de solidariedade e pode transformar vidas. O sucesso dessa captação reforça a importância do diálogo sobre o tema entre familiares, já que a autorização da família é essencial para que a doação ocorra. Com essa conquista, o Hospital Regional do Norte se consolida como referência em saúde pública no estado de Alagoas, ampliando suas ações para beneficiar ainda mais a população.

Dados

Segundo dados da Central de Transplantes de Alagoas, este ano já foram realizados 19 transplantes de órgãos no estado. Deste total, 10 foram de córneas, seis de rim e três de fígado.

Há 563 alagoanos aguardando por um transplante de órgãos. Conforme a Central de Transplantes de Alagoas são, 546 esperando por uma córnea, oito por um rim, cinco por um fígado, e quatro por um coração. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca, AL
Atualizado às 04h01
22°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 33°

23° Sensação
2.81 km/h Vento
94% Umidade do ar
20% (0.1mm) Chance de chuva
Amanhã (26/03)

Mín. 20° Máx. 36°

Tempo limpo
Amanhã (27/03)

Mín. 20° Máx. 35°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias