Os mandatos do prefeito Rymes Marinho Lessa e do vice-prefeito Carlos Ronalsa Beltrão, de Piaçabuçu, foram cassados por uma decisão do juiz Lucas Lopes Dória Ferreira, da 13ª Zona Eleitoral de Penedo. O magistrado constatou que a chapa cometeu abuso de poder político nas eleições de 2024. É possível recorrer da decisão.
De acordo com a sentença, anunciada nesta terça-feira (18) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), ambos foram multados individualmente e ficarão inelegíveis por um período de oito anos. Após o trânsito em julgado, deverão ser afastados imediatamente dos cargos. Assim, a Prefeitura de Piaçabuçu será comandada pelo segundo colocado nas eleições do ano passado, Kayro Cristóvão Castro dos Santos.
"No entanto, a posse só poderá ocorrer após a certificação do Cartório Eleitoral quanto à regularidade da prestação de contas e possibilidade de diplomação. Até que essas exigências sejam cumpridas, o Presidente da Câmara Municipal, Wisney Luiz Ramos André, assumirá interinamente a Prefeitura, garantindo a continuidade da administração pública", destaca trecho do documento
A acusação sustenta que os denunciados usaram a estrutura da Administração Pública para apoiar a candidatura de Rymes Lessa, por meio da distribuição gratuita de bens assistenciais (como alimentos e ovos de Páscoa) financiados com recursos municipais, promovendo sua imagem de maneira inadequada durante o ano eleitoral.
Além disso, foi relatado que essa distribuição foi amplamente divulgada nas redes sociais, estabelecendo uma associação direta entre as ações e o candidato apoiado pelo então prefeito.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 35°
Tempo limpo