Domingo, 20 de Abril de 2025 82 999 175 727
Agreste Em Arapiraca

Prefeito Luciano destaca a garantia de direitos com a interiorização da Justiça Federal em Arapiraca

Foro Federal celebra 20 anos de instalação na Capital do Agreste

21/03/2025 14h51 Atualizada há 4 semanas
Por: Davi Salsa
Fotos: Carlos Magno
Fotos: Carlos Magno

Durante a solenidade de comemoração dos 20 anos de instalação da Justiça Federal em Arapiraca, nesta sexta-feira (21), o prefeito Luciano Barbosa parabenizou todos os servidores da instituição e destacou a presença do Foro Federal no município como instrumento fundamental para ampliação do acesso à justiça, principalmente para as pessoas com maior vulnerabilidade social. 

“A presença da Justiça Federal em nosso município fortalece a democracia, com a garantia dos direitos dos cidadãos e cidadãs de Arapiraca e de dezenas de cidades do interior de Alagoas”, acrescentou.

No ano de 2005, durante a gestão da prefeita Célia Rocha, por meio de doação de terreno público, foi inaugurada a Subseção da Justiça Federal de Arapiraca, com o início das atividades da 8ª Vara Federal.

Antes da chegada da JFAL, cidadãos de 47 municípios da região precisavam se deslocar até Maceió para tratar de processos em que um ente federal, como INSS ou um banco federal, por exemplo, fosse parte do processo.

Passados, 20 anos, o Foro Federal, localizado nas imediações do Centro Administrativo Municipal, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública Estadual, prédio do Tribuna de Justiça do Estado de Alagoas (Fórum da Comarca de Arapiraca) e do Ministério Público Federal, conta atualmente com três Varas Federais com atendimento a mais de 300 mil pessoas em toda a região.

A programação festiva começou com a celebração de Missa em Ação de Graças pelo pároco de Arapiraca, padre Daniel Montenegro; procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho; vereadores Maciel Oliveira, Edvânio do Cangandu; diretor do Foro, o juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima; o desembargador federal Rubens Canuto Neto; juíza Isabelle Marne; juíza Tatiana Cabral, da Procuradoria da República; Roberta Bonfim, procuradora chefe MPU; juiz Alberto de Almeida, diretor do Fórum da Comarca local; representantes da Defensoria Pública da União e do presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Arapiraca, Daniel Fernandes, entre outras autoridades e convidados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arapiraca, AL
Atualizado às 23h01
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 34°

23° Sensação
3.56 km/h Vento
96% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 21° Máx. 36°

Chuvas esparsas
Amanhã (22/04)

Mín. 22° Máx. 35°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias