O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (24), a situação de emergência na cidade alagoana de Minador do Negrão, além de mais 21 municípios afetados por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.
Passam por um período de estiagem os municípios de Minador do Negrão, em Alagoas; Itiúba e Nordestina, na Bahia; Milhã, no Ceará; Paranatama, Riacho das Almas e Santa Maria do Cambucá, em Pernambuco, e Cândido Godói, Dezesseis de Novembro e Garruchos, no Rio Grande do Sul.
As cidades de Tangará, no Rio Grande do Norte, e Poço Verde, em Sergipe, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
No Acre, as cidades de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de inundações. Por fim, os municípios de Dom Eliseu, no Pará, e Itapecerica da Serra, em São Paulo, foram castigados por fortes chuvas.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Até o momento, Alagoas tem 21 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado